9.12.13

NATAL TRANQUILO

E então que chegou aquele momento mais do que especial, em que a família se reúne para começar os preparativos para deixar a casa com a cara do Natal. 
É a árvore, luzes, boneco do Papai Noel e muito mais. 
Mas, para que todos fiquem em segurança, é preciso tomar alguns cuidados especiais. 
As lâmpadas natalinas (que enrolamos nas janelas e na árvore de Natal) são fundamentais, mas esquentam bastante. Por isso, nada de deixar enfeites de papelão ou plástico por perto, pois o contato pode desencadear um incêndio. 



Para proteger as crianças, o ideal é emendar os fios apenas com fita isolante. Durex ou fita crepe não funcionam neste caso.
Se no final de tudo for preciso modificar algum detalhe, não se esqueça de desligar o que estiver na tomada e aí sim mexer nos fios, afinal, quando ligados, eles estão sempre conduzindo energia. 

Cordões luminosos natalinos são um exemplo típico de ameaça invisível: populares e disponíveis em todo tipo de mercado a preços irrisórios, a grande maioria não possui certificação ou uma marca de qualidade, garantindo que a fiação seja composta de cobre, condutor natural da eletricidade. 

O mesmo é substituído por fio de alumínio, elemento mais barato, pobre condutor de energia elétrica e que superaquece com facilidade, gerando o derretimento da capa do fio e ocasionando curto-circuito.

Ah! E não se esqueça de desligar (novamente) tudo na hora de dormir e quando sair de casa. Evitar acidentes não custa nada e pode poupar muito!

Gostou?
Envie sua sugestão de postagem e nós publicaremos nossa opinião!

Um abraço e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário